quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A corrida continua e os ânimos não arrefecem - A Antevisão da jornada


Chega o fim-de-semana e com ele a 19ª jornada do campeonato português. A luta está renhida e a disputa entusiasmante. É cedo para fazer apostas mas as opiniões não param de crescer bem como as emoções. Um campeonato renhido e bem disputado, é tudo o que a Primeira Liga nos tem oferecido nesta presente época.

A abrir a jornada, nesta sexta-feira é dia da Académica visitar o V. Setúbal, pelas 20:30h. Deverá ser uma partida complicada para a equipa dos estudantes, que ocupa o 16º lugar da tabela classificativa. Já os sadinos têm aqui a oportunidade de somar os 25 pontos, igualando o Rio Ave, caso este seja derrotado.


A iniciar a tarde de sábado, o Moreirense recebe o Estoril, às 16h. Ambas as equipas somam 20 pontos, se bem que o Estoril ocupa a 12ª posição, enquanto a equipa da casa ocupa o 14º lugar. Deverá ser uma partida equilibrada e sem grandes surpresas.
No mesmo horário decorre a partida entre U. Madeira e Nacional, em solo madeirense. Esta é a oportunidade do Nacional arrecadar três pontos que permitem igual com o U. Madeira e sair do 15º lugar da tabela classificativa.

Ao cair da noite, é a vez do Benfica receber o Arouca, na Luz, pelas 18:30h. O Arouca, que ocupa a 8ª posição, espera dar lutar e complicar a vida ao 2º classificado. Contudo, o favoritismo pertence à equipa encarnada, não só pelo factor casa e pela diferença pontual entre as duas equipas, mas também pela motivação recaída sobre as águias, que se vê, apenas, a dois pontos do líder do campeonato, o Sporting.


Para fechar a noite de sábado, o Sporting visita o Paços de Ferreira, às 20:45h. Partida que promete ser bem disputada, ainda que com o favoritismo do lado verde e branco. Ainda assim, é de relembrar que o Sporting vem de um empate para o campeonato e de uma derrota para a Taça da Liga, desta maneira o líder do campeonato não tem margem para erros se quer manter o 1º lugar da tabela, já que só depende de si. Caso a vitória seja da equipa da casa, existe a possibilidade do Benfica adiantar-se na corrida e destronar os leões.


Já no domingo à tarde, podemos ver o embate entre o Belenenses e o V. Guimarães, a decorrer no Restelo, às 16h. Com uma tabela muito renhida, são 5 pontos que separam estas duas equipas. A vantagem de vitórias e pontos somados recai sobre o a equipa dos conquistadores, ainda que o factor casa esteja do lado do Belém.

Iniciada a noite de domingo, o Rio Ave viaja até Braga, pelas 18:15h. O Sp. Braga tem toda a vantagem do seu lado, já que joga em casa e ocupa a 4ª posição do campeonato. De qualquer das maneiras, o Rio Ave ocupa o 7º lugar e pode sempre surpreender a equipa bracarense.


A concluir a noite, será o FC Porto quem recebe o Marítimo, no estádio das Antas, pelas 20:30h. Esta será uma partida de grande importância para o dragões, visto que a equipa da casa, ao ser derrotada na jornada anterior, atrasou-se na corrida pelo título, ficando separado do líder por 5 pontos.

É, ainda, de relembrar que o Marítimo, não há muito tempo, derrotou o FC Porto no Dragão por três bolas contra uma (1-3), ainda que a contar para a Taça da Liga. Deste modo, é de esperar uma partida bem disputada e pouco previsível. Não esquecendo que, nesta partida, já poderemos percepcionar algum trabalho do novo técnico azul e branco, José  Peseiro.


Para fechar esta 19ª jornada, o Tondela recebe o Boavista, pelas 20h. Esta será uma partida interessante, já que ambas as equipas se encontram na zona de despromoção e lutam pela manutenção. Os axedrezados seguem em 17º lugar, com 13 pontos somados, enquanto o Tondela se mantém no último lugar, com 9 pontos conquistados.

Esta será a próxima jornada da Primeira Liga, cheia de emoções e surpresas, em que nenhum lugar é garantido, e todos querem estar na frente da corrida.

Calendário da 19ª jornada:


Tabela classificativa:


(tabela retiradas do site zerozero.pt)