segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Leão em Portimão à procura de reacção


O Sporting visita o Portimonense esta terça-feira em partida relativa à segunda jornada do grupo C da Taça da Liga. Depois do surpreendente empate caseiro com o Tondela, os leões querem dar uma resposta pronta; mas do outro lado está um Portimonense líder do grupo e com naturais ambições de qualificação.

É costume dizer-se que a melhor maneira de esquecer desaires no futebol é jogando imediatamente; felizmente para o Sporting, os leões não terão de esperar muito até poderem voltar ao relvado. O empate com o Tondela, não só foi uma enorme surpresa, como também permitiu a um dos rivais se aproximar da liderança do campeonato.


Perante este cenário, a equipa de Alvalade procura dar a volta por cima e reagir de imediato com uma vitória, de preferência com exibição condizente. Contudo a tarefa dos leões não se avizinha fácil, é que do outro lado está um Portimonense que, não só lidera o Grupo C da Taça da Liga, como está em luta directa pelos lugares de subida à Primeira Liga. Os algarvios são sextos, a quatro pontos dos lugares de promoção.

No que à Taça da Liga diz respeito, os dois clubes entram em campo em igualdade de circunstâncias, fruto dos respectivos triunfos; o Sporting venceu em casa o Paços de Ferreira por 3-1, enquanto que o Portimonense goleou em casa o Arouca por 4-1.


Leões e algarvios nunca se encontraram para a Taça da Liga, mantendo contudo um registo a nível das provas nacionais. Assim, Sporting e Portimonense já se encontraram por 29 ocasiões, tendo os leões contabilizado vinte triunfos, contra apenas quatro dos de Portimão. O último embate deu-se na época 2010/2011; para o campeonato, a equipa de Alvalade venceu os dois encontros, 3-1 no Algarve, e 2-1 em Lisboa.


No lançamento da partida, o técnico do Portimonense, José Augusto, atirou a pressão para cima do adversário.


«Amanhã é um jogo em que o Sporting é claramente a equipa favorita. O Portimonense tem a ambição de chegar mais longe, o Sporting tem a obrigação de o fazer. É ambição defrontar estas equipas e não o queremos fazer ocasionalmente, mas regularmente.».

Para além de favorito no jogo, o treinador dos algarvios coloca o Sporting como um dos favoritos ao triunfo da Taça da Liga.

«A intensidade de jogo. O Sporting tem uma muito forte, tem um treinador muito forte a nível táctico, que processa bem, ao nível ofensivo, as equipas que orienta. Prevejo um Sporting forte, por ser candidato a ganhar esta Taça da Liga.».

Quando forem 19:45, o árbitro Manuel Oliveira dará início à partida no Municipal de Portimão.