quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Resumo da Jornada da Taça da Liga



Os quatro grupos da Taça da Liga entraram em campo para disputar a 2ª jornada da Competição. Os grupos A, B e D já têm uma equipa eliminada da Competição, embora ainda tenha de jogar na derradeira jornada; o grupo C, por sua vez, ainda tem tudo por decidir.

Grupo A

Feirense e Marítimo foram as duas equipas a abrir a jornada. Os madeirenses, apesar de não jogarem em casa, conseguiram somar a 2ª vitória ao bater o adversário em casa por 2-4, saindo o Feirense derrotado pela primeira vez na competição. Famalicão e Porto, por sua vez, foram das últimas equipas a defrontarem-se, com a equipa da casa a triunfar sobre o Dragão ao vencer por 1 bola a 0. 

Contas feitas, o "grande" do grupo já está oficialmente eliminado com 0 pontos, após ter perdido nas duas jornadas jogadas até ao momento, onde marcou apenas 1 golo e sofreu 4. O Marítimo, por sua vez, é o cabecilha do grupo, com seis pontos conquistados nas suas duas vitórias, seguido de perto pelo Feirense e pelo Famalicão, ambos com 1 derrota e 1 vitória e com 3 pontos cada um, estando ainda tudo por decidir. No entanto, o cenário parece mais benéfico à passagem do Marítimo, que conta com uma melhor diferença de golos (critério de desempate).

Grupo B

O grupo B estreou-se com o Oriental x Benfica. As águias levaram a melhor e o golo de Talisca permitiu a conquista dos 3 pontos. O Moreirense x Nacional, por sua vez, acabou com um empate sem golos, conquistando cada uma das equipas 1 ponto. 

No final da 2ª jornada ainda nada está decidido - o Benfica apresenta-se no topo do grupo, com 6 pontos, tendo de vencer ou empatar na próxima jornada com o Moreirense, 2º classificado, para que possa passar. O Moreirense, por sua vez, vê-se na obrigação de bater as águias para ver a sua continuidade na competição. O Nacional e Oriental já só cumprirão calendário, dado que o tímido ponto dos Madeirenses e a nulidade do Oriental não pode fazer frente às pontuações dos cabecilhas do grupo.

Grupo C

Portimonense e Sporting foram as primeiras duas equipas a entrar em campo no grupo C, com a equipa da casa a sair vitoriosa por 2 bolas a 0. O Arouca x Paços de Ferreira, por sua vez, viu o resultado igual para ambos os lados, com um empate a 1 bola a verificar-se no apito final.

Neste panorama, o Portimonense está com um pé e meio nas meias-finais, com 6 pontos conquistados - uma vitória do 2º classificado Sporting na próxima jornada, frente ao Arouca, terá de ser pelo menos por expressivos 5-0, sendo necessário para os leões que o Portimonense saia derrotado e não marque qualquer golo. Deste modo, Arouca e Paços de Ferreira já não continuarão na competição, jogando para cumprir calendário.

Grupo D

O grupo D conquistou a vitória mais avultada da jornada - um inspirado Sporting de Braga bateu Leixões em casa por expressivos 0-4. O Rio Ave e o Belenenses, por sua vez, não se resolveram e terminaram o jogo com um empate a 1.

Contas feitas, o Braga tem maiores hipóteses de passar, mas para isso terá de empatar ou ganhar ao Rio Ave na próxima jornada - a equipa de Vila do Conde segue de perto os Bracarenses e a vitória terá de ser obrigatória para passar à meia-final. O Leixões e o Belenenses, por sua vez, já não têm qualquer hipótese de apuramento, ficando por aqui.

A Taça da Liga voltará ainda este mês, com todas as decisões a serem ainda tomadas.