quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Percebendo as coisas como elas são


Não estou contente. Não estou feliz e muito menos descansada. Somos uma equipa com história,  uma instituição que conta com mais de 110 de história. Bolas, é assim tão complicado? 

Estou triste, o meu Sporting é candidato ao título e está a 8 pontos da liderança... Ninguém no seu perfeito juízo fica feliz com esta diferença pontual, contudo, existem vários pontos que temos de compreender para entender esta "crise"  que tem atravessado Alvalade. 

Crise? Será mesmo que assim é? Tivemos já esta temporada uma diferença de 7 pontos, recuperámos e voltamos a assustar e agora estamos a 8... Vamos perceber o porquê. E não. já nem vou falar daquilo que aconteceu na visita à Luz, porque isso para mim nem sentido faz. Não posso falar de uma coisa que foi evidente para toda a gente. 

Vou falar da Liga dos Campeões. Sim, aquela que tem as melhores equipas da Europa... Um Real Madrid, um Dortmund, um Barça, um Atlético... uma Juventus quiçá. Temos de entender que existem calendários e calendários e na altura em que o sorteio foi dado a conhecer às equipas portuguesas devo desde já informar que adorei o facto de "terem colocado" o FC Porto e o SL Benfica numa "Liga Europa" quando comparado com as equipas que calharam ao Sporting. 

A culpa não é de ninguém, mas em boa verdade estava mais do que visto o que é que ia acontecer... Seria vergonhoso para duas equipas como o Porto e o Benfica não passarem aos oitavos da Champions face aos adversários que tinham pela frente (adversários esses que ainda assim acabaram por criar problemas a ambas as equipas), já no caso dos leões era mais do que óbvio que poderíamos ter a esperança de passar, mas que as contas teriam de ser focadas no confronto com o Légia. Não aconteceu, não chegámos sequer à Europa, fiquei desiludida ? Não... Sendo sincera fiquei orgulhosa da prestação do Sporting no jogo em Madrid, no jogo em Alvalade com o Légia e na recepção ao Dortmund. 

Agora está tudo a pensar "a Mariana está com mentalidade de Sportinguista... o que interessa é a prestação e fazermos um bom jogo, o resultado é outra coisa." Deixem-me dizer-vos que não poderiam estar mais enganados, Fiquei zangada com os resultados sim, mas o que me orgulhou foi a força que aqueles 11 miúdos de verde e branco mostraram perante 2 gigantes europeus como é o caso do Real e do Dortmund. 

Também sei, e tenho a perfeita noção disso, que as boas exibições não passam disso mesmo, de exibições e que são os resultados que contam. Sim, porque os mesmos que criticam agora o facto de os sportinguistas falarem de resultados injustos são aqueles que perderam 2 finais da Liga Europa com exibições de Luxo. 

Se calhar estou a atacar demasiado, mas só queria que toda a gente entendesse que aquilo que serve para uns tem de servir para outros... Não é por sermos o Sporting que não temos direito a dizer que foi injusto, não é por não ganharmos um Campeonato há 13 anos que não podemos ter voto na matéria, mas adiante.... 

Hoje preencho estas linhas com o coração apertado, não gosto de saber que as contas estão complicadas para o nosso lado, mas não posso, nem vou, deixar de acreditar que é possível recuperar, porque em boa verdade, o agora tri-campeão nacional, na 15ª jornada do ano passado ocupava o terceiro lugar da tabela classificativa com menos 4 pontos que o líder.... Sporting. E as contas finais foram as que se viram.... 


Mariana Cordeiro Ferreira