segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Aprender a falar


Vou ser honesta. Não estou contente, não estou feliz e muito menos satisfeita, mas há coisas aqui que eu estou farta de escrever e que as pessoas não entendem. 

Eu não gosto de ver o Sporting perder e muito menos empatar, não gosto de ver o Sporting fora da Taça da Liga, fora da Taça de Portugal, fora da Liga dos Campeões, fora da Liga Europa e fora da luta directa pelo título. 

Num Mundo perfeito o Sporting ganhava sempre, faríamos sempre exibições brilhantes, goleadas aos rivais e com golos de sonho, mas lamento amigos... a vida não é assim e muito menos o Mundo do futebol o é. 

A minha questão aqui hoje prende-se com os críticos. Aqueles antis JJ quando ele perde, mas aqueles que dizem que é o melhor treinador do Mundo quando ganha. Meus amores, toda a gente tem defeitos e o nosso treinador comete erros como cometem os jogadores, como cometo eu, como cometes tu e como cometem milhões de pessoas todos os dias. 

O ano passado este homem era o salvador da Pátria, aquele que chegou para pôr o Sporting no topo e para passar a fazer do Sporting um dos três candidatos ao título. Ficámos em segundo lugar depois de uma época brilhante como não tínhamos tido há muito tempo. Ficámos em segundo lugar e demos 3 ao Benfica na Luz! Epá! O JJ está no sitio certo! É o treinador perfeito para o Sporting! Para o ano vamos ganhar o título! Para o ano é que é! 

Chegou o novo ano com a moral em cima, e no Mundo perfeito que eu falei há pouco as coisas corriam todas como nós queríamos. Mas, lá está, o Mundo não é perfeito.... Sim, estamos longe de fazer a época que deveríamos fazer, mas a verdade é que nos esquecemos de que há coisas que não dependem só de nós.... esquecemos-nos de que existe um Porto que está habituado a ganhar e que já decidiu que este ano ia fazer de tudo para vencer outra vez. 

As criticas chovem, o JJ que a temporada passada era o treinador perfeito para este Sporting passou a ser o maior "Flop que o Sporting já conheceu" "O homem nem sabe o que faz.... O homem só inventa e não faz nada de jeito". 

De bestial a besta foi menos de um ano e olhem que é uma proeza muito difícil de conseguir neste Mundo. Nós só queremos treinadores que não errem, nós só queremos vitórias, nós só queremos grandes golos, com JJ! Mas também queríamos com Sá Pinto, também queríamos com o Leonardo Jardim e também o queríamos com Marco Silva. E a verdade é que cada um deles só durou uma temporada. 

O JJ vai na segunda e sendo honesta... Sim, o homem comete erros, mas vamos pensar então em soluções... Imaginemos que mandamos JJ embora, vamos buscar um treinador novo e a criatura ganha 4 5 jogos! "Sempre soube que o JJ não sabia o que fazia!" Até que.... lá vai um empate. Lá vem um derby e lá cai uma derrota... Afinal... "Ahhh se calhar o gajo ainda se está a adaptar, temos de le dar tempo". 

Passa a temporada, o treinador que na época passada salvou tudo, deixou de ganhar tantos jogos e pronto "O gajo é uma vergonha!" E depois? E depois vira o disco e toca o mesmo. 

Nós temos de perceber que se queremos ser campeões temos de lidar com as coisas como elas são, porque Jesus é Jesus, mas não é perfeito, mas a solução é recomeçar do zero e se virmos bem, os últimos 13 anos foram recomeços do zero .... valeram de quê? 


Mariana Cordeiro Ferreira