sábado, 27 de maio de 2017

E para 2017/18.....


Sim, já toda a gente sabe que esta temporada ficou aquém daquilo que era suposto. Já sabemos que se calhar tínhamos plantel a mais, já sabemos que se calhar perdemos a motivação depois do jogo de Madrid, dos erros de arbitragem e que só não fizemos mais porque se calhar não nos permitiram. Já sabemos que há jogadores que têm de crescer, já sabemos que há outros que , se calhar, nem deviam ter vindo. 

A verdade é que não adianta de nada estarmos a chorar sobre o assunto. A Época acabou, está tudo fechado, o Campeão está decidido (digam lá que não estavam nada à espera disto!) e as contas fechadas. 

Querendo ou não querendo, gostando ou não gostando, os rivais têm de entender que este Clube é um dos 3 grandes em Portugal. Um dos três grandes que mesmo não ganhando o Campeonato há 15 anos não deixou de o ser. Um dos três grandes que mesmo não sendo Campeão há 15 anos continua a encher Estádios, continua a ter na Massa Associativa o maior apoio, o melhor colo, a melhor família. 

"Ai Mariana, mas porque é que tu falas tanto no facto de estarmos há quinze anos sem ser Campeões?". 
Eu falo porque para mim, ao contrário de muitos, este assunto não é tabu. Não se fala no assunto e fingimos que ele não existe? Existe pois! E apesar de muitos o quererem evitar temos de perceber que apesar dos 15 anos que já lá vão, nestes últimos quatro temos voltado a ser nós mesmos, muito mais do que aquilo que fomos nos nove anos anteriores. 

O Presidente entrou há cinco anos, entrou quase no fim de uma temporada que nos doeu muito. Mas quando a época começou o que é que voltou a acontecer? O Sporting ficou em 3º lugar. Depois na outra, o que é que aconteceu? 2º posto. Na temporada passada o que é que aconteceu? Lutámos até ao fim! O Benfica foi Campeão sim, com um ponto a mais que nós. 

Isto sem contar com a conquista da Taça de Portugal, isto sem contar com aquela temporada com o Sá Pinto como treinador em que o Bruno entrou, aquela temporada em que apesar de termos tido a pior classificação de sempre no Campeonato, fomos às meias finais da Liga Europa! 

E os outros grandes? O Benfica é Tetra, mas e o Porto? Aquele grande Porto que está a entrar em desespero por não ser Campeão há quatro anos? Aquele grande Porto que não ganha absolutamente nada há quatro anos e que vai a caminho do 5º treinador? Esse grande Porto deixou de o ser? 

Não pois não? Então antes de falarem, pensem. Mesmo que tivéssemos sido Campeões há dez anos já o éramos tarde!  Então porque é que ainda não fomos? Porque infelizmente, houve pessoas e houveram entidades que durante dez fizeram do Sporting o que queriam. Tivemos de saber o que é bater no fundo para nos voltarmos a reerguer, tivemos de chorar, de suar, de sofrer e de sacrificar coisas que nunca pensámos vir a sacrificar... mas teve de ser. Para bem deste clube e desta instituição. Estamos, todos, a fazer com que ele volte a ser "um dos grandes, um dos maiores da Europa e do Mundo " e claro que os acidentes de percurso fazem parte. É óbvio que sim, mas agora pensemos de forma racional, é por um ano menos bom, no meio de tantos horríveis, que vamos deitar a toalha ao chão? 

Amigos. Estamos a falar do Sporting Clube de Portugal, estamos a falar de um clube que, ao contrário daquilo que acontecia, voltou a merecer o respeito da Europa e dos portugueses. Parem com mimimi's. Parem de pensar e de criticar tudo aquilo que se faz. Queremos todos o mesmo, temos é de ter a consciência que os Campeões não se fazem do dia para a noite e na próxima temporada todos vão começar da mesma maneira... A zeros. 

Mas depois de tantos anos, será que ainda ninguém perceber que os reis do recomeços estão em Alvalade? Temos o melhor guarda-redes do Euro! Temos o segundo melhor marcador da Europa e o gajo que tem a melhor média de golos nessa mesma Europa esta temporada! Arrebitem criaturas, levantem a cabeça e pensem... Mesmo que demorem outros 15 a erguermos a Taça , a paixão, o amor, a crença, a dedicação e o esforço, esses estão cá sempre. 

Mariana Cordeiro Ferreira