terça-feira, 6 de junho de 2017

Cristiano ou Messi?

Resultado de imagem para cristiano ronaldo messi

Cristiano ou Messi ? Uma das perguntas que causa mais polémica.
Qual deles é que é o melhor? Será o argentino ou o português? Será que é possivel sequer comparar estes dois?

É inegável a qualidade de cada um e toda a gente tem o direito a ter a sua opinião, independentemente de ser do acordo da nossa ou não. Mas o problema não está aqui, o problema reside no facto de as pessoas acharem que lá por gostarem do Messi têm que odiar o Cristiano e vice-versa.

As rivalidades são normais mas há limites para tudo. No passado dia 3, dia em que o Real venceu a Liga dos Campeões com dois golos de Cristiano Ronaldo, um de Casemiro e outro de Asensio, as minhas redes socias ficaram inundadas de adeptos do Cristiano e adeptos do Messi.

Se uns engoliam os sapos de quando diziam que o Cristiano só marcava aos clubes ditos pequenos e que nunca aparecia em momentos decisivos, outros preferiam criticar e dizer que o Cristiano nada fez para vencer a Liga dos Campeões e viveu às custas da equipa.

Já os adeptos do Cristiano usavam argumentos de que o Ronaldo é português e devemos apoiar o que é nacional, que ao menos o Cristiano chegou à Final e venceu enquanto que o Messi ficou-se pelo caminho, que enquanto um mostra a camisola o outro levanta taças.

Mas vocês não sabem simplesmente aproveitar o facto de viverem numa era do futebol em que existem dois jogadores brilhantes ( e não só, mas o texto é acerca do Cristiano e do Messi)?

É que se desse para comparar os dois, mas não dá, são jogadores completamente diferentes. Cristiano no Real joga aberto na esquerda ou como ponta de lança, enquanto que o Messi joga em posições mais interiores ou então na extrema direita.

O argentino é melhor tecnicamente, aproveitando também o facto de ser de estatura baixa e ter um centro de gravidade mais em baixo, fazendo com que a sua finta de corpo seja deveras superior à do português, que finta mais em velocidade.

Cristiano é melhor de cabeça, tem uma impulsão fora do normal, é mais veloz e o seu remate é mais potente. Messi é mais criativo, consegue sair até de uma cabine telefónica se quiser.

São jogadores distintos e a rivalidade que existe entre eles é uma rivalidade saudável, mas a imprensa e os adeptos é que tornam isso numa coisa má.

Em vez de andarem a insultar, apreciem o futebol praticado por cada um, podem não gostar, cada um tem a sua opinião, mas deixem-se de insultos, de bocas desnecessárias, dêem graças a Deus por verem estes craques a jogar.


Bárbara Pereira