quinta-feira, 20 de julho de 2017

Renato: as escolhas

Resultado de imagem para renato sanches

Muito se tem falado em Renato Sanches desde que ele saiu do Benfica e ainda para mais agora quando a hipótese de este sair do Bayern para o AC Milan é possível.

Já quando estava no Benfica, a dor de cotovelo de algumas pessoas de clubes rivais era enorme, isto por causa do destaque que davam ao menino da Luz na imprensa.

Esse menino da Musgueira saiu do Benfica rumo ao Bayern num negócio de 35 milhões de euros com possibilidade de chegar aos 80 milhões. Em um ano, a vida de Renato deu uma reviravolta, tendo passado dos juniores, para a equipa B dos encarnados, equipa principal, campeão nacional, vendido ao Bayern e campeão europeu.

Foi um salto muito grande para um jogador de apenas 18 anos na altura, entretanto completou os 19, mas mesmo assim é muito. 

Se antes as criticas tinham a ver com o destaque dado pela imprensa, agora tem a ver por causa de Renato ter sido um "flop" no Bayern.

Sinceramente acho sim que ele não esteve bem no Bayern, simplesmente acho que fez uma má escolha quando escolheu o clube e creio que não se adaptou ainda nem à Liga nem ao clube em si.

Não acredito no entanto que seja um "flop", muito pelo contrário. As qualidades principais que ele mostrava no Benfica era a sua envergadura física, o facto de ser possante e conseguir transportar a bola por vários metros sem conseguir ser travado, pelo menos de forma legal e o seu pontapé fostíssimo. O seu principal defeito era o passe. E o que é que é das coisas mais importantes na forma de jogar do Bayern? Exatamente, a posse de bola.

Para além disso, a concorrência que o Renato tem pela frente é enorme, tendo Arturo Vidal e Thiago Alcántara pela frente, enquanto que no Benfica havia Pizzi, que este ano passou da ala para o meio.

Caso não achassem que ele fosse craque, nunca na vida ele teria sido um pedido expresso de dois treinadores de topo, como são Carlo Ancelotti e José Mourinho, e muito menos nos objetivos que constam no seu contrato, não teria a entrada para o onze ideal da Fifa e a nomeação para o Balon D'or e duvido que seja para não pagar ao Benfica, dinheiro é o que não falta ao Bayern.

Agora o futuro de Renato é incerto, Karl-Heinz Rummenigge já afirmou que mais um ano devia ser dado a Renato para este mostrar o que vale mas o AC Milan pretende o médio a título definitivo e o mesmo já afirmou que o interesse é real e possível.