domingo, 2 de julho de 2017

Vergonha é roubar e ser apanhado


Vergonha? Vergonha era o Éder antes do Euro. 
Vergonha? Vergonha foi termos feito um Mundial de 2014 e ter saído na fase de grupos. 
Vergonha? Vergonha era se nem sequer tivéssemos ganho até agora. 
Vergonha? Vergonha tenho eu de ter lido o que li. 

Eu sei que se calhar estou a repetir aquilo que disse a Filipa na quinta-feira, mas meus queridos, a sério que estão com vergonha da Selecção? A sério que estou farta de ler que só não passámos porque "o guarda-redes é o do Sporting"? Não se esqueçam: Não fosse esse homem do Sporting a salvar-nos há quase um ano e eu hoje queria ver se estaríamos quase a comemorar um ano de Campeões da Europa. 

Sim, não estivemos bem. Sim, também não fiquei nada contente por ver falhar penaltis, sim, também não fiquei feliz por teres deixado a Taça para outros. Sim, também achei que ficou muito por mostrar, agora VERGONHA? Oh pá, deixem-se de tretas e pensem. 

Esta selecção de quem agora dizes ter "vergonha" foi a mesma que te fez chorar de alegria há quase um ano.
Esta mesma selecção de quem agora dizes ter "vergonha" foi a mesma que te fez dizer há um que eras Campeão da Europa!
Esta Selecção de quem agora dizes ter "vergonha" foi a mesma que te fez ser falso ao ponto de ires festejar para as ruas no dia 11 de Julho depois de teres dito que o Futebol deles era feio. 

É esta a tua vergonha? A sério? Tiram-me do sério estes "adeptos".
Estes "adeptos" que quando ganhamos somos os melhores do Mundo, quando perdemos já somos motivo de "vergonha nacional". Meus queridos, nem 8 , nem 80. Já lá vão quase 4 dias em que ando a engolir sapos com isto e comigo, o que é para ser dito, diz-se. 

Se ganharmos hoje, já vão andar todos contentes outra vez? "Que bom! Terceiro lugar, ficámos atrás de X e de Y". A hipocrisia de quem diz estas coisas dá-me vontade de vomitar. Desculpem, eu queria ganhar! Claro que queria! Claro que gostava de ter ganho. Agora, também tenho a noção de que as derrotas fazem parte e se ser Campeã da Europa me orgulhou há um ano, sendo os 23 quase os mesmos, não é por ter perdido as meias finais de uma Taça das Confederações que vou passar a ter vergonha da equipa que me fez feliz, como eu nunca tinha sido, há um ano atrás. A única coisa da qual tenho vergonha é de ter adeptos assim como os que tenho visto, com ela. 

Fui bruta sim, mas não deixo nada por dizer, desculpem lá. 

Mariana Cordeiro Ferreira