domingo, 1 de julho de 2018

A carta de amor


112 anos meu amor... eu prometi a tudo e a todos que hoje seria o dia em que diria tudo . Mas será que vou ser capaz ? Tenho medo de me faltarem as forças . Tenho medo que as lágrimas tomem conta de mim outra vez . Tenho medo de não ser capaz de aguentar escrever estas linhas. Tenho medo. 

Sim , tirando o futebol A masculino ganhámos tudo o que havia para ganhar e até nesse garantimos a Taça da liga. “É a Taça das caricas” dizem eles . É a Taça das Caricas que soube muito bem ganhar . Eu estive lá pra ver . Sofri e ia morrendo junto dos meus meninos do Sporting160 e de milhares que estavam lá também . Tu sabes meu amor , sabes o quanto sofremos por ti , sabes o quanto te amamos , sabes o quanto te queremos ver na frente e ver-te a conquistar títulos . 

Não só nas modalidades , mas também no futebol . Estávamos tão felizes todos naquele dia! Voltei para Lisboa com a certeza de que este podia ser o ano verde e branco . Entretanto tudo caiu , como um dominó, a partir do dia 5 de Abril....  primeiro aquela derrota em Madrid , desculpa meu amor , desculpa mesmo , mas eles não conseguiram fazer melhor . Foi um jogo vergonhoso sim , mas depois de tantas coisas boas que eles trouxeram não consegui insultá-los como muitos o fizeram . 

Seguiu-se o post do Presidente no Facebook , eu já falei sobre isso aqui no blog , depois disso tudo , como se isto tudo não bastasse já , eis que uma cambada de atrasados mentais decidiu atacar os jogadores e o treinador na Academia. Sim , na Academia ! Chorei tanto meu amor ! Tive jogadores que envergaram o símbolo que carregamos ao peito a serem vítimas de um ataque sem precedentes e só alguns dos que agrediram  foram presos , outros ainda andam por aí à solta , isso assusta-me tanto .... acredita . Saber que eram 50 macacos e só 27 é que conseguiram ser apanhados dá-me vontade de ir ter com aqueles que já foram dentro e fazê-los falar a qualquer custo . 


Depois , e como se tudo isto não fosse suficiente , o Bruno vem dizer que isto são situações que “acontecem todos os dias no mundo do futebol “ disse também que tudo isto era “muito chato “ 


Como assim “muito chato” ?????! Chato é estar doente , chato é eu ganhar o ordenado mínimo pra sustentar a minha casa, chato é ter os meus avós longe e saber que não duram mais 50 anos para poder passar o tempo com eles que gostava de passar, isso é chato . O que aconteceu na academia foi um crime , que tem alguns responsáveis já apurados e outros tantos por encontrar. 


Eu já estou como disse o Dr Eduardo Barroso. “Mesmo que o Bruno de Carvalho não tenha nada a ver com aquilo que aconteceu na Academia , o melhor era ter-se demitido .” Não o fez , independentemente de se gostar de BdC ou não , temos todos de ter a consciência de que ele é o responsável máximo do clube , para o bem ou para o mal , não é só quando o clube ganha que as coisas são muito giras e “eu sou o presidente que fez com que o Sporting tivesse (voltasse a ter digo eu ) um pavilhão “ , é quando ele está na merda, como estava quando ele chegou há 5 anos e o salvou , que se vê quem são os mais leais . Ele não abandonou , mas se se tivesse demitido nesta altura , já se tinha candidatado outra vez , já tínhamos tido eleições e ele provavelmente tinha ganho . 


Quer se goste, quer não se goste de BdC, há uma coisa que todos nós sabemos, ele foi o melhor presidente que o Sporting podia ter dito e devemos-lhe respeito nem que seja por isso. 
Mas calma...  a história continua . 


Entre notícias e demissões e outras que tais eis que chegou a altura de termos uma AG definida com o objectivo de destituir o CD. Chamados a votar, os sócios disseram que queriam o CD de Bruno de Carvalho na rua. Sendo legal ou ilegal isso é toda uma outra questão, mas depois do CD ter sido destituído ficou o Cintra como Presidente temporário da Comissão... Lembras-te dele não lembras meu amor? E se eu te disser que hoje, num dia tão especial para nós ele apresentou o Peseiro ? 


Lembras-te bem dele, daquele maldito ano que podíamos ter ganho tudo e que acabámos todos frustrados. Pois é. É o Sporting que temos, pelo menos até às eleições de oito de Setembro. 

Hoje era suposto ser um dia feliz, de festa e de certezas no futuro, mas não há um de nós que as consiga ter, pior que isso, estamos todos divididos. Em quase 26 anos de vida nunca te vi assim, amamos todos o mesmo símbolo, a mesma história o mesmo emblema e queremos todos o melhor para ti, a questão aqui é que eu ouço muitas "certezas" de muitas cabeças, mas não as vejo. Não as sinto e nem tu. 

Desculpa Sporting, desculpa meu amor, termos chegado a este ponto. Desculpa por tudo o que andam a fazer contigo, por tudo o que andam a dizer de ti, desculpa. Desculpa por haver pessoas que não têm noção de que isto não prejudica o individuo X ou Y, mas prejudica-te a ti. Desculpa por haver gente que se diz notável, e que nunca esteve sentado numa bancada para perceber o que é sentir verde e branco, desculpa por haver sócios que dizem que nunca mais pagam quotas porque esta comissão vai acabar com as modalidades, desculpa por esses mesmos sócios não terem a consciência de que são precisamente as quotas que mantêm o João Rocha vivo. Desculpa meu amor, por tudo o que a imprensa tem escrito sobre ti.  Desculpa meu amor, por não conseguir falar em ti sem chorar, desculpa por terem havido jogadores que se foram embora, desculpa Sporting por terem voltado a fazer pouco de um clube tão grande como tu és e desculpa, por não conseguir falar em tu agora, pensar nisto tudo, e não chorar. 

Não consigo falar em ti sem chorar, não consigo porque isto não é o meu Sporting. Nós sempre fomos uma Família, e tu meu amor, tu és daqueles que te amam, és daqueles que te colocam acima de qualquer coisa, és daqueles que enchem as bancadas, és daqueles que vão ao pavilhão, és daqueles que colocam o Mundo Sabe Que no rádio a caminho do Estádio, és daqueles que ensinam os filhos e os netos a amar-te independentemente de tudo. Este amor que é cego, este amor que nos arrepia a espinha, este amor que nos faz chorar. Este amor que nos faz cada dia perceber que Sporting Gosto Tanto... E cada vez eu gosto mais. 

Falta uma semana para toda a gente ter a certeza que vais comigo para a cova. Falta muito para que acabem com este amor, que ao contrário do que muitos dizem, não só nunca vai acabar, como ainda vai crescendo de dia para dia. 


Espero que tenhas o melhor dia do mundo face a tudo isto e que te lembres, que enquanto existir alguém que conheça a tua história, tu vais ter força para continuar, porque estamos todos, e estaremos sempre, contigo! 


Parabéns meu amor e desculpa. Amo-te muito. 
Mariana Ribeiro Cordeiro Leal Ferreira Sócia 111.828.